PT | EN

 

Projeto Património/Memória Comum

"Glossário"

3 de maio (16h) | Real Fábrica Veiga (Auditório)

 

Há alguns anos o Projeto Património/Memória Comum - Associação desenvolveu uma ideia baseada no "Fahrenheit 451" de Ray Bradbury [sendo 451ºF, a temperatura a partir da qual ardia papel/livros e com isso, conhecimento]. Daí surgiu a "Iniciativa 232." [cujo valor indica a conversão para graus Celsius/Centígrados de uma temperatura anterior a 451ºF, ainda que próxima].

Com isso pretendia-se falar do Mundo e, sobretudo, do Espaço Público... da Esfera Pública, com participação na, e limites à, mesma; com a Arte que a povoa e com o que não sendo assim designado ou pretendido, a ocupa do mesmo modo - por vezes com similar ou superior impacto. 

Sendo o Projeto Património/Memória Comum uma entidade sedeada em Viseu, o indicativo telefónico do território matricial é o 232. Assim e de um só modo, anunciava-se propósito e "casa".

A primeira vertente pública, diretamente enquadrada na "Iniciativa 232." é o "Glossário", um projeto de mediação de base artística e criativa, a partir de conceitos nos domínios da Arte, Património Cultural e Espaço Público, numa lógica multidisciplinar. Pretende, através da intervenção simulada por via de objectos visuais, desenvolver diálogos acerca do património cultural e artístico no espaço público - está disponível em https://projectopatrimonio.com/glossario/

Depois de uma inicial apresentação em Viseu, no próximo dia 3 de maio, em articulação com a R3iAP (Rede de Investigação, Informação e Intervenção em Arte Pública), o Mestrado Integrado em Arquitetura da Universidade da Beira Interior e o Museu de Lanifícios, o "Glossário" desloca-se até à Covilhã, para uma tarde de conversa e debate, a partir dos textos de Sara Figueiredo Costa e das criações gráficas de Nuno Rodrigues, Nuno Leão, Zétavares, Liliana Velho e Ana Seia de Matos. Serão abordados os primeiros cinco "verbetes": Património, Monumento, Identidade, Memória e Valor. 

O “Glossário” tem o Apoio da República Portuguesa - Cultura I DGARTES – Direção-Geral das Artes.

A entrada é de acesso livre,  mas sujeito à lotação da sala.