PT | EN

TARDES NO MUSEU

Transumância e geopolítica do património cultural imaterial no quadro do Ano Internacional das Pastagens e dos Pastores | Palestra com Júlio Sá Rêgo

Real Fábrica Veiga (Auditório) | 12 de fevereiro de 2026 (16h30)

 

O Museu de Lanifícios promove no próximo dia 12 de fevereiro, às 16h30, no Auditório da Real Fábrica Veiga, mais uma edição das Tardes no Museu com uma palestra de Júlio Sá Rêgo dedicada ao tema “Transumância e geopolítica do património cultural imaterial no quadro do Ano Internacional das Pastagens e dos Pastores”.

As Nações Unidas declararam 2026 como o Ano Internacional das Pastagens e dos Pastores, uma iniciativa que pretende chamar a atenção para a gestão sustentável das pastagens e para o papel fundamental da pastorícia e dos pastores. Em Portugal, esta atividade continua a ter uma importância significativa, apesar dos desafios colocados pela diminuição do número de pastores e pelas alterações climáticas.

Júlio Sá Rêgo, economista e doutorado em Ãntropologia, investigador do CRIA-ISCTE e facilitador da Convenção de 2003 da UNESCO, tem um trabalho reconhecido nas áreas do património cultural imaterial e do mundo agropastoril. Foi o responsável técnico pela candidatura da Transumância da Serra da Estrela ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

A sessão propõe uma reflexão sobre as dinâmicas da transumância contemporânea e os processos de patrimonialização desta prática, num momento em que as celebrações do Ano Internacional das Pastagens e dos Pastores reforçam a necessidade de medidas de salvaguarda.

Foto: Arquivo-CISE | JConde

Saiba mais:

https://iyrp.info/

https://www.patrimoniocultural.gov.pt/2025/06/transumancia-da-serra-da-estrela-inscrita-no-inventario-nacional-do-patrimonio-cultural-imaterial/

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/anuncio/176-2025-920506297


Data e Horário
12 de fevereiro (quinta-feira), às 16h30

Local
Auditório do Núcleo da Real Fábrica Veiga do Museu de Lanifícios da UBI

Acesso
Entrada livre


WOOL É COOL

Oficina de Rodilhas na Real Fábrica Veiga | 31 de janeiro de 2026 (14h30-17h30)

 

As oficinas WOOL É COOL vão recomeçar, todos os últimos sábados de cada mês!

A próxima será já no dia 31 de janeiro, das 14h30 às 17h30, com uma Oficina de Rodilhas, em que aliamos tradição e contemporaneidade, artesanato e design.

As Rodilhas, tradicionalmente feitas a partir de retalhos de tecido, são um exemplo singular de criatividade popular e sustentabilidade têxtil.

Esta oficina, que reinterpreta a prática manual das rodilhas, valorizando uma técnica artesanal e o reaproveitamento de materiais têxteis, será orientada por:

Carlos Daniel, engenheiro e escritor por paixão. Natural de S. Martinho (Fundão), aprendeu com a mãe a fazer rodilhas e tem por objetivo preservar e difundir este saber tradicional, símbolo do trabalho e da memória das mulheres desta comunidade.

Ana Paula Pedrosa é publicitária e mestranda em Sociologia na UBI. O seu trabalho centra-se na memória, cultura e saberes do quotidiano, destacando-se na preservação da tradição das rodilhas de São Martinho como expressão de trabalho e das vivências destas mulheres. 

 

A participação é gratuita, mas requer inscrição através do email muslan@ubi.pt ou pelo telefone 275 241 411.