PT | EN

FIRST PLAN

First Plan é o título da exposição de projetos de alunos finalistas do Mestrado Integrado em Arquitetura da UBI, elaborados no âmbito da disciplina de Projeto V.

A Galeria de Exposições Temporárias da Real Fábrica de Panos acolherá esta mostra que estará visitável entre os dias 26 de janeiro e 8 de fevereiro, de terça e domingo entre as 9h30 às 12h e as 14h30 às 18h.


Duração: entre 26 de janeiro e 8 de fevereiro

Local: Museu de Lanifícios, Galeria de Exposições da Real Fábrica de Panos

Horário: de terça a domingo, das 9.30h às 12h e das 14.30h às 18h


 

 

"OS OLHOS DO MEDO"

Exposição de ilustrações de um conto

Um conjunto de ilustrações de João Lourenço, criadas à volta do conto "Os olhos do medo", da autoria de Fernando Paulouro Neves, esteve exposto na Galeria de Exposições Temporárias da Real Fábrica de Panos.  Esta iniciativa inseriu-se no programa Violência Zero organizado pela Coolabora, este ano em parceria com a Universidade da Beira Interior e com a Câmara Municipal da Covilhã.


Horário: 24 de novembro a 15 de dezembro, de terça-feira a domingo, das 9h30 às 12h00 e das 14h30 às 18h00.

Local:Galeria de Exposições Temporárias do Núcleo da Real Fábrica de Panos.


UNOVIS

Exposição do curso de Design Industrial da UBI

Esta exposição que esteve patente ao público entre 16 de novembro e 24 de dezembro de 2011 foi o resultado de um trabalho experimental desenvolvido no 1º ciclo de Design Industrial, nas disciplinas de Modelagem e Protótipos e de Desenho e Representação.

Os protótipos de cadeiras e painéis de projectos elaborados pelos alunos, acompanhados com fotografias de esquisso e maquetas, foram executados tendo como referência o Construtivismo, De stijl, Bauhaus e o Funcionalismo Orgânico.


Horário: 16 de novembro a 24 de dezembro, de terça-feira a domingo, das 9h30 às 12h00 e das 14h30 às 18h00.

Local:Galeria de Exposições Temporárias do Núcleo da Real Fábrica Veiga.


ENTROPIAS

Pinturas e Instalações, de Michal Krenz

Os trabalhos expostos integram-se em três áreas temáticas: m estruturas, ícones e objetos.

Michal Krenz vive em Gdansk (Polónia), deve, no entanto, salientar-se que todos os trabalhos desta exposição foram criados na Covilhã e o mote inspirador para a sua conceção terá sido a utilização de materiais abandonados nas fábricas têxteis.

Os trabalhos deste artista, arquiteto de formação, foram já expostos em diversos países, além de Portugal, dos quais se salientam a Polónia, a Alemanha e a China.


Horário: 14 de Abril a 4 de Setembro, de terça-feira a domingo, das 9h30 às 12h00 e das 14h30 às 18h00.

Local: Real Fábrica Veiga | Galeria de Exposições Temporárias.


 

 

O BUREL
Mostra de Trabalhos em Burel dos alunos do 1º ano do curso de Design de Moda da UBI. Até 12 de Setembro, na Real Fábrica Veiga.

Os trabalhos em burel (100% lã) foram concebidos pelos alunos do 1º ano da licenciatura de Design de Moda da Universidade da Beira Interior, no âmbito da disciplina de Design e Metodologia do Projecto. De modo a sensibilizar os alunos para a utilização deste tecido, originário da Serra da Estrela, foi organizada uma palestra sobre o "Burel de Manteigas", proferida pela Engª Isabel Costa da Empresa Saberes e Fazeres da Vila, que decorreu em Maio.


Horário: 9 de Junho a 12 de Setembro, de terça-feira a domingo, das 9h30 às 12h00 e das 14h30 às 18h00.

Local: Real Fábrica Veiga 


 

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

25 anos - Universidade da Beira Interior

Esta exposição teve como principal objetivo traçar, através de fotografias, o percurso da UBI, no ano em que se comemora o seu 25º aniversário, mostrando alguns dos momentos mais emblemáticos.


 

Horário: 24 de Maio a 30 de Junho, de terça-feira a domingo, das 9h30 às 12h00 e das 14h30 às 18h00.

Local:Galeria de Exposições Temporárias do Núcleo da Real Fábrica de Panos.


MAQUINARIUM

Exposição de trabalhos de alunos da Escola Secundária Campos Melo.

Mostra de trabalhos de pintura em óleo sobre tela dos alunos do Grupo Design 600 da Escola Secundária Campos Melo, Covilhã.


Horário: 9 a 23 de Junho, de terça-feira a domingo, das 9h30 às 12h00 e das 14h30 às 18h00.

Local: Real Fábrica Veiga | Galeria de Exposições Temporárias. 


EDIFICANDO CON COLOR

Exposição de Pintura, de Pedro Leguina.

“Edificar não é só construir com ferro e cimento, edificar pode ser feito com cores.
Uma perspectiva diferente de olhar e reproduzir as edificações, pelo olhar do pintor. Pedro Leguina edifica com cor as paisagens e cidades de Portugal e Espanha, tal se apresentam no quotidiano. As telas que pinta recriam os sítios e lugares por onde passa, como se os olhasse apenas pelo ângulo de uma janela. Assim, os formatos que apresenta são sempre extra longos, na vertical e/ou na horizontal. Grandes formatos para espaços pequenos, com toda a essência dos lugares retratados.”
Pedro Leguina, 2011


Horário: De 14 de Março a 20 de Maio, de terça-feira a domingo, das 9h30 às 12h00 e das 14h30 às 18h00.

Local - Galeria de Exposições Temporárias do Núcleo da Real Fábrica de Panos.


LIVROS DE TEXTOS DE MATEMÁTICA (1810-1976)

Associação de Professores de Matemática e Departamento de Matemática da UBI

No âmbito do 1º Congresso Ibero-americano de História da Educação Matemática, a Associação de Professores de Matemática e o Departamento de Matemática da Universidade da Beira Interior, promoveram no Museu de Lanifícios/Núcleo da Real Fábrica Veiga uma Mostra de Livros de Textos de Matemática utilizados nas Escolas Primárias, Liceus e Escolas Técnicas portuguesas entre a Reforma Pombalina e o 25 de Abril de 1974.

 


Horário: De 25 a 29 de Maio, de quarta-feira a domingo, das 9h30 às 12h00 e das 14h30 às 18h00.

Local - Núcleo da Real Fábrica Veiga/Centro de Interpretação dos Lanifícios.


MOVE 2011 - Mostra de Trabalhos dos Cursos de Design de Moda

Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis da UBI

O Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis da UBI, com o apoio do Museu de Lanífícios, realiza até ao dia 8 de Abril a Mostra de Design de Moda - MOVE 2011, na Real Fábrica Veiga.

Esta mostra tem como objectivo principal divulgar os trabalhos realizados pelos alunos de Design de Moda, apresentando as suas qualidades técnicas e artísticas nas diversas vertentes, não só no interior da comunidade académica, mas também junto da comunidade envolvente, no sentido de promover o intercâmbio de ideias e uma reflexão conjunta que permita o desenvolvimento do design de moda na região.

A mostra é complementada com um conjunto de palestras e de workshops, concebidos para enriquecer a aprendizagem dos alunos, cujos módulos estão entregues à responsabilidade de diversos especialistas nas áreas contempladas.


Horário - De Março a 8 de Abril, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Local - Galeria de Exposições Temporárias do Núcleo da REAL FÁBRICA VEIGA | Calçada do Biribau (ao Parque da Goldra), Covilhã.


UAU! UBI ARQUITECTURE ULTIMATE

Exposição de projectos dos alunos finalistas do Mestrado Integrado em Arquitectura da UBI, no âmbito da disciplina de Projecto V.

Organização - Alunos do 5º ano do Curso de Arquitectura da UBI.

Apoio- Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura da Faculdade das Engenharias da UBI.


Horário - De 27 de Janeiro a 4 de Fevereiro de 2011, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Local - Galeria de Exposições Temporárias do Núcleo da Real Fábrica Veiga do Museu de Lanifícios.


 

 

INTERCONEXÕES - RELAÇÕES URBANAS

Desenhos e pinturas de Fernando e Rodrigo Zaparaín

Homem e mulher no Paraíso. Uma complementaridade que altera a Natureza até a converter na primeira cidade. As pessoas estabelecem vínculos entre si e através do ambiente que as rodeia. As árvores urbanas confundem as suas ramagens com laços que os sujeitam a elementos artificiais. A paisagem interliga-se ao construído. Surgem braços metálicos e cabos que concorrem com ramagens e folhas. Casa acção humana sobre a natureza constitui o início de uma representação, que rapidamente se transformará num evento de arte. Linhas e postes convertem-se em traços que ressaltam sobre o fundo do quadro.
Da ordem natural passa-se para a gestão geométrica, ao equilibrio de proporções e às diagonais dinâmicas. As velaturas de óleo imitam a revelação fotográfica que activa zonas de suporte neutro em alumínio. O desenho serve para ampliar a significação da base que permanece em branco. Um gesto breve e preciso pretende acentuar a importância do que não se faz. A profundidade do corpóreo é reduzida a recursos palnos como as sombras, uma textura ou à sobreposição. Cada quadro está vinculado aos contíguos para dar lugar à exposição e, assim, propor uma nova realidade que convive com as máquinas e tecidos do museu.

 


Horário: De 9 de Setembro a 10 de Janeiro, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Local: Real Fábrica Veiga | Galeria de Exposições Temporárias.