PT | EN

Ponto de Venda da Moda Portuguesa. Reatail 3.0

A ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal organizou a apresentação do Estudo “Ponto de Venda da Moda Portuguesa Retail 3.0 – Futuro Físico e Virtual” levado a cabo por Daniel Agis, no Museu de Lanifícios - Real Fábrica Veiga no dia 20 de Dezembro.
Programa:
14h30: Recepção dos convidados e participantes
14h15: Sessão de Abertura - Dr. Paulo Vaz – Director Geral da ATP
14h50: Apresentação do Estudo “Ponto de Venda da Moda Portuguesa Retail 3.0 – Futuro Físico e Virtual” - Daniel Agis
15h40: Debate
16h00: Encerramento

Palestras MOVE 2012

"Negócio e Produção de Moda" foi o tema abordado por Júlio Torcato, no passado dia 22, às 14h30, no Museu de Lanifícios, numa palestra no âmbito do MOVE 2012. 


Dia Internacional dos Museus 2012

Museus no Mundo em Mudança. Novos Desafios, Novas Inspirações é o mote lançado este ano para assinalar o Dia Internacional dos Museus. O Museu de Lanifícios convida os interssados a visitarem, gratuitamente, as exposições permanentes e temporárias dos dois núcleos. O primeiro número da ubimuseum - revista online do Museu de Lanifícios - em homenagem à Dra. Elisa Pinheiro será, também, apresentado, pelas 14h30.

Programa:

Real Fábrica de Panos

09h30-18h00 | Entrada gratuita:

-- Visitas livres ao Núcleo Museológico das Tinturarias da Real Fábrica de Panos

-- CÃOstelação, exposição de fotografia sobre o Cão da Serra da Estrela

d'Alpetratínia | Carlos Pimentel

Real Fábrica Veiga / Centro de Interpretação dos Lanifícios

09h30-18h00 | Entrada gratuita:

-- Visitas livres ao Núcleo Museológico da Industrialização dos Lanifícios / Centro de Interpretação dos Lanifícios

-- MOVE 2012 - Mostra de Design de Moda

10h e 15h00 | Ateliê "Cães, novelos e muitos retratos"

Dinamizado pelos criadores d'Alpetratínia, tem como principais destinatários grupos de crianças do 1º, 2º e 3º CEB.

Partindo de uma visita à CÃOstelação e da leitura de um conto onde o Cão é personagem principal, pretende-se que, de forma divertida e pedagógica, se desmistifique a existência daquele que se sabe ser o melhor amigo do Homem e, também, dar a conhecer a raça Serra da Estrela.

Ver aqui a proposta da atividade.

Constituição do grupo: máximo 25 elementos

Preço: 30€/grupo

Mais informações e inscrições para: 275 319 724 | educmuslan@ubi.pt

14h30 | ubimuseum - revista online do Museu de Lanifícios - apresentação do primeiro número em homenagem à Dra. Elisa Calado Pinheiro.

16h30 | Ensemble de Guitarras da EPABI, do Professor Pedro Gonzalez

Participantes: José Almeida, Inês Pires, Nuno Jesus, Hélder Silva, João Monteiro e João Amaro.

17h | Porto de Honra 

 


II Encontros de Estudos da Identidade

O Museu de Lanifícios recebeu no passado dia 17 de maio, pelas 14h30, os II Encontro de Estudos da Identidade. Organizados pelo Departamenro de Letras, os temas a discutir serão tão diversos como "Riba Côa, um olhar do outro lado. Metamorfoses cognitivas", "D. João II, Vasco Fernandes de Lucena e a proclamação de um Portugal Messiânico e Imperial: a Oração de Obediência dirigida a Inocêncio VIII, em 1485", "Ser Português no Século XXI", e "Covilhã Cidade-Fábrica: da Construção da Identidade à reconstituição das memórias de uma Cidade Industrial".
Ver aqui o programa.


 

Museu de Lanifícios participou na Feira do Queijo 2012 

A Soalheira foipalco, de mais uma edição, da Feira do Queijo. O Museu de Lanifícios, a convite da Câmara Municipal do Fundão, esteve presente neste certame que se realizou nos dias 4, 5 e 6 de maio.

No espaço expositivo que ocupamos poderam ser observados e manuseados alguns utensílios de trabalho que permitiram ao público uma aproximação ao modo artesanal de transformação da lã. Alguns aprenderam a cardar e a tecer connosco!


 

Empreender em Equipa e com Atitude 

Workshop que teve lugar no dia 28 de abril, pelas 14h30m, no auditório da Real Fábrica Veiga. Ver cartaz.

Favorecer a comunicação interpessoal, ao facilitar a conexão com os outros, utilizando o corpo como canal de comunicação; enriquecer os participantes nos domínios da comunicação pessoal, da gestão do stress, postura e apresentação em público e desenvolver a espontaneidade, a imaginação e o sentido de jogo. São estes alguns dos objetivos inerentes ao workshop “Empreender em Equipa e com Atitude” realizou-se no dia 28 de abril, no Núcleo da Real Fábrica Veiga do Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, das 14H30 às 17H30.

 


Chocalhos 2012

A convite na Câmara Municipal do Fundão, nos dias 14, 15 e 16 de setembro, o Museu de Lanifícios esteve em Alpedrinha a participar no Festival dos Caminhos da Transumância. 

Cardas, cardetas, rodas de fiar, modelos de máquinas, lançadeiras, bobinas e até mesmo um tear, que fez as delícias dos mais novos, estiveram expostos no nosso stand. 


II Ciclo de Conferências em Ciências Documentais

No dia 19 de abril, às 15h, no auditório da Real Fábrica Veiga, estiveram presentes Fernanda Ribeiro e Armando Malheiro, dois conceituados especialistas da área, que nos falarão sobre a Pesquisa em Ciências Documentais.

Este ciclo de conferências foi organizado pela direção do Mestrado em Ciências Documentais das UBI.

Ver cartaz e flyer.


Visita às Muralhas da Covilhã

No dia 18 de abril, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Museu de Lanifícios promoveu uma visita às muralhas da Covilhã que foi orientada pelo Prof. Michael Mathias, docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura. Esta iniciativa teve como objetivo proporcionar a todos os interessados uma observação orientada às muralhas medievais. A visita iniciou, às 9h45, junto à entrada da Real Fábrica Veiga e teve uma duração de, aproximadamente, duas horas. O percurso pedestre poderá ser consultado aqui


Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

"Do Património Mundial ao Património Local: proteger e gerir a mudança" é o tema proposto, em 2012, pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) para celebrar no dia 18 de abril. O IGESPAR convidou todas as entidades, públicas e privadas, a associarem-se à celebração deste dia e o Museu de Lanifícios preparou um programa a fim de se associar a esta efeméride. Consulte o cartaz com o programa.

O Museu de Lanifícios organizou neste dia, 18 de abril, uma visita às muralhas da Covilhã, que foi orientada pelo Prof. Michael Mathias, do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da UBI.


Museu na Bolsa de Turismo de Seia

Em Seia, entre 27 a 29 de julho, o Museu integrou a 1ª edição da Bolsa Turismo. Este evento teve na sua génese a promoção, divulgação e desenvolvimento do Turismo na Região da Serra da Estrela, particularmente das dinâmicas locais associadas ao Turismo, Hotelaria e Restauração, Artesanato e Produtos Endógenos.

A Bolsa de Turismo de Seia – BTSeia - foi uma organização conjunta da Associação de Artesãos da Serra da Estrela, Câmara Municipal de Seia, Associação Empresarial da Serra da Estrela (AESE), e o Núcleo Empresarial da Região da Guarda (NERGA).


 

Tardes de Quinta no Museu

"A lã e a moda" foi o mote do mês de novembro para as Tardes de Quinta no Museu.

A sessão que decorreuno dia 29, contou com a participação de Madalena Rocha Pereira, docente do Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis da UBI.

A palestra abordou, entre outros itens, a contemporaneidade e a versatilidade do uso da lã na moda.

Ver cartaz.


Novo livro apresentado no Museu

Os Mosteiros cistercienses na região das Beiras. Um percurso entre a arquitetura e a história é o título do livro apresentado, no dia 28 de junho de pelas 16horas, no auditório da Real Fábrica Veiga.

A obra, editada pela Quartzo, conta com desenhos de Jorge Braga da Costa e autoria de Ana Maria Tavares Ferreira Martins, docente no Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da UBI.

Ver capa do livro aqui.


Concerto de Guitarras da EPABI

No dia 27 de junho, pelas 21h30, a Real Fábrica Veiga recebeu um concerto de guitarras da classe do Professor Edgar Petejo.

Os alunos da Escola Profissional de Artes da Beira Interior, David Gonçalves, José Almeida e Miguel Maranhas levaram a cabo atuações a solo e música de câmara.


Tardes de Quinta no Museu

Pelas 16h, do dia 31 de maio, o Museu de Lanifícios recebeu o Prof. Doutor Paulo Osório em mais umas "Tardes de Quinta no Museu".  A palestra proferida versou sobre "O vocabulário de especialidade: o caso dos lanifícios. Do estudo dos corpora à lexicografia".

Ver aqui o cartaz. 


 

Hermafrodita

Nesta instalação multi-touch os utilizadores podem explorar, de forma interativa, o complexo mundo a intersexualidade.Esta instalação é uma coprodução da Quarta Parede e do Mestrado em Disign Multimédia da UBI. Surgiu como extensão de uma investigação interdisciplinar que visa a criação de instalações artísticas multi-touch. Aqui, o principal objetivo é estabelecer uma realção de reciprocidade entre a investigação científica e a criação artística através de paradigmas de interação tangível e das novas narrativas e interfaces que facilitam a imersão de um público participante na obra, sendo passíveis de aplicação na realidade social contemporânea.

As visitas serão acompanhadas pelo que se solicita uma marcação prévia para: qp@quartaparede.pt | 275 335 686 | 969 785 312.

Museu de Lanifícios | Real Fábrica Veiga, dias 2, 3, 4, 7, 8, 9, 10 e 11 de março, entre as 15h e as 18h.

Ver nota informativa da instalação. 


Tardes de Quinta no Museu

No dia 29 de março, quinta-feira, às 16 horas, realizou-se mais uma palestra inserida nas Tardes de Quinta no Museu. "As Muralhas da Covilhã: observações arqueológicas como contributo para a história da cidade" foi o tema da palestra proferida pelo Professor Michael Mathias, docente o Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da UBI.


Dia Mundial do Teatro no Museu_2012

No dia 27 de março, o Museu de Lanifícios organizou para crianças e idosos ateliês de teatro. O ateliê "estórias que cantam e dançam", dirigido ao público sénior, e o ateliê "coisas loisas" direcionado aos mais pequenos são as atividades que o Museu de Lanifícios e a Quarta Parede prepararam a fim de ser assinalado o Dia Mundial do Teatro. Os participantes seniores foram 15 utentes do Lar da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã e os juniores distribuiramm-se por dois grupos de crianças da Fundação da Imaculada Conceição. Os ateliês de decorreram às 9h 30, às 13h 15 e às 16h, no núcleo da Real Fábrica Veiga. 


 

Jornadas Europeias do Património_2012

"O Futuro da Memória" é o tema proposto pela Direção-Geral do Património Cultural para assinalar as Jornadas Europeias do Património (JEP), que decorrerão nos dias 28, 29 e 30 de setembro. As JEP são uma iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve cerca de 50 países, e que pretende sensibilizar os cidadãos para a importância de salvaguardar o Património.

O Museu de Lanifícios elaborou um programa de atividades gratuitas a fim de se associar ao evento. Ver cartaz.

PROGRAMA de ATIVIDADES

Dia 28 de setembro|Real Fábrica Veiga:

_10 horas: Covilhã industrial em fotografia_peddy paper fotográfico nas margens da Ribeira da Goldra.

As cinco melhores fotografias serão difundidas através na nossa página do facebook.

Material necessário: máquina fotográfica

Ponto de encontro: Real Fábrica Veiga.

 _15 horas: O património linguístico têxtil europeu_palestra a proferir pelo Professor Paulo Osório.

_16 horas: O mosteiros cistercienses na região das beiras: um percurso entre a arquitetura e a história_apresentação do livro da autoria da Professora Ana Maria Martins.

Local: Auditório da Real Fábrica Veiga

Dias 28, 29 e 30 de setembro| Real Fábrica Veiga (RFV) e Real Fábrica de Panos (RFP):

_Fio condutor_mostra de trabalhos em lã de Miguel Gigante, Ateliê do Burel (RFV).

_Memória(s) de uma Covilhã desaparecida_exposição de levantamentos e achados arqueológicos do centro histórico da cidade (RFV).

_Shadows and Walls_exposição sobre o património construído (RFP).


Apoio: Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da UBI


Tardes de Quinta no Museu

“Economia da Cultura” foi o título escolhido para a palestra que José Pires Manso, Professor Catedrático do Departamento de Gestão e Economia da UBI, apresentou ano Museu de Lanifícios, no dia 27 de setembro, pelas 16 horas.

Com esta palestra foi aberta mais uma temporada das Tardes de Quinta no Museu, que docorrerão nas últimas quintas-feiras de cada mês, sempre às 16 horas, no auditório da Real Fábrica Veiga.

Ver cartaz aqui.


Auditórios: tipo e morfologia

Este livro, da autoria de Francisco Paiva, será apresentado no próximo dia 7 de março, pelas 16h, na Real Fábrica Veiga.

Auditórios: Tipo e Morfologia examina um conjunto paradigmático de edifícios destinados a espetáculos, procurando a filiação geométrica, compositiva e programática desses modelos. A forma de teatros, salas de música e auditórios, embora fortemente condicionada pela evolução dos meios técnicos de produção e exibição de obras, não é alheia ao significado do repertório e demais fenómenos que repercutem na receção das diferentes artes performativas. O livro compreende um ensaio sobre Tipologia, quase autónomo, estudos de caso e conclui com a evidenciação dos partidos morfológicos presentes nalguma arquitetura contemporânea, em particular na obra de Moneo. A par das questões teóricas que suscita, esta abordagem proporciona o entendimento integrado de diversas fatores que influem no projeto deste tipo de equipamentos, considerando a disposição da orquestra e do público, a cenografia e as limitações acústicas.

Ver aqui o cartaz.


Dias da UBI _ 7 e 8 de março

Na 15ª edição dos Dias da UBI, o Museu de Lanifícios associa-se a esta iniciatva com um programa de atividades destinadas a escolas e ao público em geral. Destacam- se as visitas orientadas gratuitas aos dois núcleos, atividades lúdico-pedagógicas e uma oficina de tecelagem.

Veja o programa completo aqui.


Tardes de Quinta no Museu

No passado dia 23 de fevereiro, o Museu de Lanifícios iniciou um ciclo de Palestras intitulado "Tardes de Quinta no Museu". Estas terão lugar nas últimas quintas-feiras de cada mês, às 16h, na Real Fábrica Veiga.

O Prof. Doutor Donizete Rodrigues foi o primeiro palestrante e falou-nos sobre "Património Cultural e Identidade: uma abordagem antroplógica".

Ver cartaz


Lançamento de Livro

No dia 23 de fevereiro, na Real Fábrica Veiga, foi apresentado, por Fernando Paulouro Neves, o livro "Representações da Portugalidade".

Este obra é fruto das Jornadas Multidisciplinares, com o mesmo nome, que decorreram na Faculdade de Artes e Letras em 2010, por ocasião do seu decénio de existência.

Ver convite.