PT | EN

Lançamento de livro na Real Fábrica Veiga

No dia 16 de Dezembro, pelas 18h00, a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) promove a primeira apresentação pública, com debate, do livro «Vestindo o futuro - 107 Microtendências para as indústrias têxtil, vestuário e moda até 2020», no Núcleo da Real Fábrica Veiga do Museu de Lanifícios da UBI. A apresentação pública da publicação contará com a presença dos autores, Daniel Agis, João Gouveia e Paulo Vaz.


 

Museu de Lanifícios participa no Festival Chocalhos 2011 

A convite da Câmara Municipal do Fundão, o Museu de Lanifícios participou, nos dias 16, 17 e 18 de Setembro, em Alpedrinha, no Festival dos Caminhos da Transumância - Chocalhos 2011

No espaço expositivo que ocupamos puderam ser apreciadas miniaturas de instrumentos relacionados com o trabalho dos lanifícios: cardetas e cardas manuais, rodas de fiar, caneleiras, teares, entre outros.

Tivemos, ainda, à disposição de todos os interessados e curiosos um tear manual, preparado para tecer sarja e tafetá.

Alguns aprenderam a tecer connosco!

 

 


Comemoração do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

A Galeria de Exposições da Real Fábrica de Panos do Museu de Lanifícios da UBI foi o local escolhido pela CooLabora - Consultoria de Intervenção Social - para que no dia 25 de novembro  fosse assinalado o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

Veja aqui o programa completo ads atividades.

 


 

Jornadas Europeias do Património_2011

No âmbito destas jornadas, promovidas anualmente pelo IGESPAR, este ano subordinadas ao tema Património e Paisagem Urbana, foram dinamizadas pelo Museu de Lanifícios, nos dias 23, 24 e 25 de Setembro, diversas actividades.

PROGRAMA:

_ dias 23, 24, 25, das 9h30m às 12h00 e das 14h30m às 18h00, usufruiu-se, gratuitamente, na Real Fábrica Veiga, de uma visita temática intitulada "Atmosferas fabris: luz e som", onde os ambientes fabris de outrora foram recriados através de jogos de luz e som. O ruído das máquinas, das vozes, o fumo e o vapor das caldeiras renasceram para os visitantes.

ACTIVIDADES PARA OS MAIS NOVOS

_ dia 23, às 10h30m teve inicio, no Rossio do Rato, um Peddy Papper pela zona adjacente à Ribeira da Goldra, no qual as crianças tiveram oportunidade de conhecer o património urbano que a indústria legou. Seguidamente, no Rossio do Rato, dinamizou-se um ateliê de desenho intitulado jogo da memória, no qual os mais novos poderam por à prova a sua capacidade de observação, desenhando pormenores (edifícios, fachadas, chaminés) do que observaram durante o passeio. Os desenhos foram expostos na Real Fábrica Veiga.

PALESTRAS NO MUSEU

_dia 24, às 16h, foram proferidas as seguintes palestras:

"Maceira de Covelliana: da cidade monástica à cidade do Homem", por Ana Martins, docente do Departamento de Engª Civil e Arquitectura da UBI.

"A paisagem urbana da Covilhã: uma paisagem cultural", por Elisa Pinheiro, docente aposentada da UBI.

 


Recitais de PAP 2011 da EPABI

O recital da Prova de Aptidão Profissional em Guitarra será realizado no próximo dia 7 de Julho, às 21h, na Real Fábrica Veiga. 

Os Recitais das Provas de Aptidão Profissional constituem uma demonstração das competências desenvolvidas ao longo do curso e são um dos momentos mais importantes da vida escolar dos alunos da EPABI.

Este ano foram seleccionados 6 espaços representativos da cultura covilhanense para serem o palco das provas dos alunos. No dia 7 de Julho, às 21 horas, o Museu de Lanifícios, Real Fábrica Veiga, receberá o recital de Guitarra de Alexandre Ramos, Luís Miguel Cordeiro e Sebastian Baltazar.

 


Banda da Covilhã no Museu
Audição de encerramento do ano lectivo 2010/2011.

A audição de encerramento do ano lectivo 2010/2011, dos alunos que frequentam as aulas de instrumento na Escola de Música, Valores e Talentos, foi realizada no Museu de Lanifícios da UBI, no dia 21 de Junho de 2011.

 


 

 

 

Noite dos Museus | Dia Internacional dos Museus

«Museus e Memória»

14 de Maio e 18 de Maio

Nos próximos dias 14 e 18 de Maio, o Museu de Lanifícios da UBI associa-se às comemorações da Noite dos Museus e do Dia Internacional dos Museus, efeméride celebrada, desde 1977, pelo ICOM - Conselho Internacional de Museus, este ano sob o tema «Museus e Memória».
Com entrada gratuita, oferece-se ao público em geral a oportunidade de participar nas actividades programadas pelo Museu de Lanifícios da UBI para este dia.

 

NOITE DOS MUSEUS (14 de Maio)

17h30-20h00 - Percurso Pedestre pelo Património industrial da «Covilhã, Cidade-Fábrica»

-- Concentração (17h15) | Partida (17h30) - Núcleo da Real Fábrica de Panos (Rua Marquês d'Ávila e Bolama, Covilhã)

-- Percurso - Real Fábrica de Panos | Centro Histórico | Ribeira da Goldra | Real Fábrica Veiga

-- Duração - Ca. 2h30

-- Distância - Ca. 3 Km

-- Grau de dificuldade - Fácil

20h00 - 23h30

-- Jantar dos Amigos do Museu (mediante inscrição prévia a realizar no Museu de Lanifícios até ao dia 12 de Maio)

-- Café-Concerto:

  • Orquestra de Saxofones da EPABI - Escola Profissional de Artes da Covilhã
  • Moçoilas - Tuna Feminina da UBI

Consulte Ficha de Inscrição para Percurso Pedestre e/ou Jantar e envie para o Museu até ao dia 12 de Maio.

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS (18 de Maio)

Real Fábrica de Panos

09h30-18h00 | Entrada gratuita:

-- Visitas guiadas ao Núcleo das Tinturarias da Real Fábrica de Panos

-- Exposição de Pintura «Edificando con Color», de Pedro Leguina

Real Fábrica Veiga / Centro de Interpretação dos Lanifícios

09h30-18h00 | Entrada gratuita:

-- Visitas guiadas ao Núcleo Museológico da Real Fábrica Veiga / Centro de Interpretação dos Lanifícios

-- Exposição Temporária «Entropias - Pinturas e instalações», de Mickal Krenz

-- Mostra e venda de produtos têxteis em fibras naturais: lã, caxemira, linho e seda

  • Teixidors (Barcelona, Espanha)
  • Fátima Gavinho (Portugal)
  • Valérie Saudan Correia (Portugal)

17h30-18h00:

-- Circuitos Musicais pela EPABI - Escola Profissional de Artes da Covilhã

  • Duo de guitarra e flauta transversal
  • Duo de guitarra e clarinete
  • Quarteto de guitarras
  • Quarteto de oboés
  • Quinteto de metais

Organização:

Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior

Apoios:

EPABI - Escola Profissional de Artes da Covilhã

Moçoilas - Tuna Feminina da UBI


Encontros

«Caminhos na construção da História: artes, ciências e conhecimento do mundo»

 22 de Janeiro e 5 de Fevereiro de 2011

Estes Encontros representam mais uma etapa do programa de actividades pedagógicas As máquinas mudaram a arte, a realizar em parceria entre a Quarta Parede - Associação de Artes Performativas da Covilhã e o Museu de Lanifícios da UBI.

O objectivo desta parceria, a decorrer entre 2009 e 2012, é dar a conhecer a história local, com especial ênfase para a indústria de lanifícios, conciliando algumas das componentes estruturantes de cada um dos parceiros, a histórica, documental e patrimonial, associada ao Museu de Lanifícios, e a artística, desenvolvida pela Quarta Parede, bem como consolidar públicos e dinâmicas de contracto regular e de proximidade entre a população, o Museu e a Quarta Parede.

Esta segunda etapa caracteriza-se pela organização de um conjunto de encontros que têm como tema geral a reflexão sobre a construção da História, sendo a "máquina" o seu impulsionador e exemplo.

Com o título geral Caminhos na construção da História: artes, ciências e conhecimento do mundo, este programa integra dois encontros: «O museu: espaço de construção, encontro e preservação da História e de histórias» e «Arte: espelho, agente de transformação e realidade em si». O primeiro explora uma abordagem de carácter científico e museológico e, o segundo, privilegia uma perspectiva artística. Foram, ainda, produzidos no Museu de Lanifícios dois vídeos, que serão apresentados durante os meses de Janeiro e de Fevereiro de 2011. O primeiro, de carácter documental, incide sobre a relação dos trabalhadores com as máquinas e demais ferramentas de trabalho, e, o segundo, sobre o espectáculo, encenado pela Quarta Parede, Os fios que a lã tece.

Programa dos Encontros:

  • O espaço museológico como construção, encontro e preservação da História e de histórias
    22 de Janeiro | 15h00-18h00
Oradores - Emília Margarida Marques (CRIA-IUL); Frédéric Vidal (CRIA-IUL) e Luísa Veloso (CIES-IUL); João Fernandes (Fundação Serralves) e Susana Medina (FEUP), com a moderação de Luísa Veloso.
Local - Núcleo da Real Fábrica Veiga do Museu de Lanifícios da UBI (Calçada do Biribau, junto ao Parque da Goldra, Covilhã)
  •  Arte: espelho, agente de transformação e realidade em si
    5 de Fevereiro| 15h00-18h00
Oradores: Eduarda Neves (ESAP); Pedro Rocha (Fundação Serralves); Miguel Leal (FBAUP); Sara Lamúrias (aforest-design, UBI); Rui Sena (Quarta Parede), com a moderação de Magda Henriques.
Local - Núcleo da Real Fábrica Veiga do Museu de Lanifícios da UBI (Calçada do Biribau, junto ao Parque da Goldra, Covilhã)

Organização - Quarta Parede - Associação de Artes Performativas da Covilhã
Concepção e Direcção - Luísa Veloso e Magda Henriques


 

Os Dias da UBI... no Museu de Lanifícios

 22, 23 e 24 de Março

Os Dias da UBI são uma iniciativa destinada a divulgar as capacidades e potencialidades da Universidade da Beira Interior em termos científicos, técnicos e culturais e constituem uma oportunidade para dar a conhecer o ambiente universitário, através de visitas guiadas aos diversos Departamentos, Centros e ainda a outros sectores como a Biblioteca e o Museu.
Nesta décima quarta edição de Os Dias da UBI serão apresentadas exposições, conferências, experiências em laboratórios, tecnologias computacionais e multimedia, num conjunto de iniciativas interactivas.

O Museu de Lanifícios da UBI participa nesta edição de Os Dias da UBI com o seguinte programa:

Núcleo Museológico da Real Fábrica de Panos
Pólo I – Rua Marquês d’Ávila e Bolama, Covilhã | Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00
// Visitas orientadas - A tinturaria da manufactura pombalina.
// Galeria de Exposições Temporárias - Exposição de Pintura Edificando com Cor, de Pedro Leguina 

Núcleo Museológico da Real Fábrica Veiga
Pólo I – Calçada do Biribau, Covilhã | Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 
// Visitas orientadas - A industrialização dos lanifícios (dos 12 aos 18 anos).
// Galeria de Exposições Temporárias - MOVE 2011 - Exposição trabalhos dos alunos finalistas dos cursos de Design de Moda (Departamento de Ciências e Tecnologias Têxteis da UBI)

// Ateliê / Oficina Têxtil
• Oficina Da ovelhinha ao casaquinho (dos 5 aos 9 anos) | das 10h00 às 12h30 (com marcação prévia).
• Oficina A arte de tecer em teares manuais (dos 10 aos 18 anos). | das 14h00 às 17h30 (com marcação prévia).
// Sala Multimédia
• Projecção de filmes temáticos.

Consulte o programa geral e inscreva-se até 16 de Março de 2011.