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Piso 0

O percurso museológico da Exposição Permanente inicia-se no Piso 0, com a Introdução: da Lã aos Lanifícios, destinada à contextualização geográfica da lã, da indústria dos lanifícios, do mundo fabril e empresarial.


O percurso expositivo desenvolve-se através das seguintes linhas orientadoras:

Da manufactura à maquinofactura e à automação

  • Panorâmica mundial das regiões produtoras de lã e dos centros industriais de lanifícios
  • Evolução da indústria de lanifícios nos sécs. XIX e XX
  • Matérias-primas, equipamentos, mão-de-obra e produtos
  • Panorâmica nacional das regiões produtoras de lã e dos centros industriais de lanifícios; enquadramento socio-económico, político e jurídico da indústria de lanifícios nacional; das Pautas Alfandegárias ao Condicionamento Industrial e da EFTA ao Mercado Comum; legislação laboral; protecção social

A indústria de lanifícios na Região da Serra da Estrela: evolução histórica 

  • O território e o homem: a Serra da Estrela – matriz dos lanifícios; as vias da transumância; o pastoreio e a cultura pastoril; uma indústria de montanha numa região “donde tudo são lãs e panos
  • Panorâmica regional dos centros industriais de lanifícios: as cidades, fábricas e empresários mais relevantes; o património industrial
  • Rota da Lã – TRANSLANA (área abrangida: Beira Interior, em Portugal, e Comarca Tajo-Salor-Almonte, em Espanha) 
         - As vias da transumância 
         - Núcleos fabris

A Covilhã – Centro histórico dos lanifícios portugueses

  • Evolução histórica da indústria
  • Geografia industrial: Núcleos fabris das Ribeiras da Goldra, da Carpinteira e do centro histórico
  • Arquitectura fabril e tipologias construtivas 
  • As instituições de maior impacto no desenvolvimento da indústria

A Real Fábrica Veiga e os seus fundadores

  • Os Mendes Veiga e a construção de um empório industrial 
  • A gestão de Marcelino José Ventura (1884-1891)
  • O Conde da Covilhã e a desagregação empresarial

O mundo fabril – os empresários

  • Evolução e mobilidade social
  • Cultura empresarial

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