PT | EN

Jornadas Europeias do Património 2017

Património e Natureza

CAMINHADA

Revisitando a «Canada principal para a Serra da Estrela»,

percurso de Manteigas para a Nave de Santo António, por Poios Brancos

23 Setembro 2017 (10h00 - 15h00)

No âmbito das Jornadas Europeias do Património 2017, sob o tema “Património e Natureza”, o Museu de Lanifícios da UBI convida à exploração das vias da transumância, revisitando a Canada principal para a Serra da Estrela, numa caminhada a realizar no dia 23 de setembro.

Partindo da Nave de Santo António e caminhando em direção a Manteigas, avistando o Vale Glaciar e subindo aos Poios Brancos, fruindo da paisagem natural, descobriremos marcas e evidências da deslocação de rebanhos e pastores, que refluem às aldeias após o período de pasto estival. O percurso é circular, com paragem para piquenique nos Poios Brancos.

A equipa do Museu de Lanifícios aproveita também este momento para celebrar com o Senhor João Lázaro da Conceição, técnico têxtil do Museu de Lanifícios recentemente aposentado, um novo período da sua vida e partilhar com ele e todos os amigos e interessados o prazer de caminhar na Serra da Estrela explorando um dos percursos da Rota da Lã.

O ponto de encontro é no sábado, 23 de setembro, às 10h, no estacionamento do Centro de Limpeza de Neve dos Piornos. O regresso faz-se ao mesmo local por volta das 15 horas.

Informações Gerais

Local de concentração (10h00): Estacionamento do Centro de Limpeza de Neve dos Piornos

Extensão: 7,9 km

Dificuldade: Média

Duração do percurso: 3h30m sem paragens

Duração do passeio: 10h30-15h (caminhada e piquenique)

Conselhos úteis: usar calçado apropriado e roupa confortável (incluindo calças e chapéu), não esquecer a água e merenda para o piquenique nos Poios Brancos

Inscrições: A participação na caminhada é livre e gratuita. Basta aparecer no local previsto de concentração.

Ver Cartaz


Saiba +:

Para mais informações
Secretariado do Museu: Email - muslan@ubi.pt| Telefone 275 241 411