PT | EN

Exposição

Às Meninas e aos Nossos

2ª Edição do Projeto Xi-Coração para Little Dresses for Africa

De 25 de Outubro (14h00) a 8 de janeiro de 2018 | Real Fábrica de Panos

Idealização e curadoria
Rafaela Norogrando (docente do DCTT/UBI)

Participação
Alunos da Licenciatura em Design de Moda da UBI

Apoios
Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis e Museu de Lanifícios da UBI

 

Trata-se da 2ª edição do projecto Xi-Coração desenvolvido por Rafaela Norogrando, com o apoio da Universidade da Beira Interior, através do Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis e dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos da licenciatura de Design de Moda da UBI. Este projeto integra-se na iniciativa da Organização Não-Governamental Little Dresses for Africa, que, representada em vários países, contam com milhares de voluntários que costuram peças vestuário especialmente para crianças.

Nesta nova edição, que tem por título Às meninas e aos nossos, optou-se por dedicar o trabalho às meninas de África mais crescidas, já na puberdade, e que veem, muitas vezes, a sua vida interrompida de forma abrupta. Este ano, os organizadores da exposição decidiram ampliar esta ação de responsabilidade social às vitímas dos incêndios que grassaram este ano em Portugal. Durante a mostra, qualquer pessoa poderá doar roupas que serão depois entregues às vitímas dos incêndios.

Com material têxtil reciclado, como roupa velha e restos de tecidos ou fibras têxteis, foi possível criar novas peças de vestuário com uma metodologia projetual de design de moda e uma abordagem cultural e sustentável direcionada para a dimensão social do próprio design.

Após conclusão desta exposição, alguns dos vestidos ou roupas produzidos na unidade curricular de Design de Vestuário, como método de ensino da docente Rafaela Norogrando, serão entregues, sob a forma de presentes, às crianças de África através da Little Dresses for Africa que as encaminhará para diversos orfanatos do continente africano.

Saiba + em: http://littledressproject.wixsite.com/xi-coracao/as-meninas

Ver Convite e Cartaz

 


 

Datas
De 25 de outubro de 2017 a 8 de janeiro de 2018

Horário
De terça a domingo, das 9h30-12h00 e das 14h30-18h00

Local
Museu de Lanifícios da UBI / Real Fábrica de Panos (Galeria)
Rua Marquês d'Ávila e Bolama, 6201-001 Covilhã

Condições de Ingresso
Entrada livre e gratuita