PT | EN

 

Projeto Documental Interativo

WEBDOC Covilhã, Cidade Fábrica

Disponível on-line a partir de 19 de Fevereiro

 

O WEBDOC Covilhã, Cidade Fábrica produzido pela Ocidental Filmes, com a colaboração da Universidade da Beira Interior (Museu de Lanifícios e apoio do CREA) e do Município da Covilhã, e o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual, está acessível ao público, a partir de 19 de fevereiro, através do link [Acessível a partir de 19 de fevereiro].

O projeto documental interativo Covilhã, Cidade Fábrica permitirá viajar pelo tempo e reviver histórias e memórias de uma cidade laboriosamente dedicada à produção de tecidos de lã desde a Idade Média. A indústria de lanifícios deixou traços indeléveis nas suas gentes e no património industrial que ainda hoje é percetível junto às suas ribeiras, nas ruas e nas faldas da serra da Estrela.

O WEBDOC conduz-nos ao Passado, à Cidade Fábrica e ao Presente, em permanente construção. Em cada um destes três períodos, ainda é possível navegar e conhecer muitos e variados detalhes da história da cidade, prestados por testemunhos orais e evidenciados em testemunhos materiais, de que são reflexo os acervos museológico e documental do Museu de Lanifícios e Centro de Documentação/Arquivo Histórico e da Câmara Municipal da Covilhã.

O Índice de Histórias conduz-nos diretamente para a página e assunto pretendidos, entre imagens, depoimentos, documentos e filmes, independentemente do período histórico em que se encontra inserido, facilitando-nos outras descobertas e encontros com o passado.

Ivo Rocha da Silva é o autor da ideia original, desenvolvida com Inês Teixeira e a equipa da Ocidental Filmes, com consultoria do Museu de Lanifícios e a participação especial de Elisa Calado Pinheiro.

Aceda ao Link: [Acessível a partir de 19 de fevereiro]