PT | EN

Tardes de Quinta no Museu com um Colóquio de Desenho . Escultura

Pensar pelo Desenho

 

2 de março de 2017  16h00 | Real Fábrica Veiga (Auditório)

 

Na próxima Tarde de Quinta no Museu, no dia 2 de março (quinta-feira), a partir das 16h00h, irá ter lugar na Real Fábrica Veiga o Colóquio "Pensar pelo Desenho", que contará com as presenças do autor das obras apresentadas na Exposição com o mesmo nome, António Delgado (Escola Superior de Artes e Design do Instituto Politécnico de Leiria), de Francisco Paiva (Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior) e Rui Pereira (Editor e Designer).

O Colóquio será procedido, às 17h30, da inauguração da Exposição "Pensar pelo Desenho", de António Delgado, que estará patente ao público na Galeria da Real Fábrica Veiga de 2 de março a 23 de abril de 2017.

 

Oradores do Colóquio:

António Delgado | Autor
Escola Superior de Artes e Design do Instituto Politécnico de Leiria

Os trabalhos desta exposição representam a pesquisa de campo de um "científico" ou de um etnógrafo, não no estrito sentido da palavra, e são apresentados também como testemunhos arqueológicos, já que estes desenhos são inspirados em formas agrícolas arcaicas, imaginadas pelo ser humano para dominar a terra e sobre as quais se descobrem e inventam novas fórmulas espaciais. Mostrar estas ferramentas etnográficas, como designo o meu trabalho dentro dos limites do desenho, significa reduzir a forma tridimensional exterior ao espaço bidimensional da folha, com uma consciência crítica e sistemática, tal como faz o científico que descreve um amplo campo de noções com as quais recria a natureza. Esta forma de ver e fazer dá-me uma melhor compreensão do mundo, daquilo que me rodeia, evidenciando ao mesmo tempo a transformação permanente da vida e das coisas pela maneira como as vimos. Ao rever estes desenhos, encontro no silêncio do meu atelier sugestivos modos da sua aplicação em técnicas associadas à arquitetura, à criação industrial, à engenharia, ao design, ao debuxo e, essencialmente, ao desenho e a forma como se pensa através dele.


Francisco Paiva | Professor Especialista em Desenho
Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior

Francisco Paiva fará uma alocução inicial, refletindo sobre quão longe a obra de António Delgado conduz o projeto artístico, seja por meio do desenho e da complexa teia de relações que o instrumento gráfico convoca, seja por via da obra escultórica que lhe dá corpo e qualifica o entorno material. Propondo um necessariamente breve périplo sobre a imbricação destes temas, discutindo as suas interdependências e tensões, tanto do ponto de vista concetual como na esfera do sensível, atenderá à qualidade da obra exposta, ao quadro cultural em que esta surge e ao singular percurso do autor.


Rui Pereira | Editor e Designer

Idealizar um livro, um diário, um caderno de memórias é considerar que este transpôs a sua identidade individual, do eu criador, para onós contempladores - participantes desta caminhada ao folhear a obra. O design gráfico ao somar a matéria do livro texto e imagem designa o objeto, o editado. A capacidade comunicativa como vínculo do conhecimento, em forma de livro, é aqui uma manifestação pela cultura - todos somos convidados a declarar, a espreitar, a ver e ler um todo que aqui emerge. O diálogo, o debate, o questionamento inerente à obra plástica expressa o seu caráter livre. O desenho, o traço de António Delgado, determina o propósito, o desígnio formal, da criação do escultórico.

Ver Cartaz


Data
2 de março (quinta-feira) | 16h00

Acesso
Entrada livre

Local
Museu de Lanifícios da UBI / Núcleo da Real Fábrica Veiga
Rua Marquês d'Ávila e Bolama, 6201-001 Covilhã

Contactos
Tel.: + 351 275 319 724 | Fax: + 351 275 319 712 | E-mail: muslan@ubi.pt