PT | EN

Os 250 anos da Real Fábrica de Panos e as Tardes de Domingo Gratuitas  

O Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior comemora os duzentos e cinquenta anos do edifício onde está instalado o primeiro dos seus três núcleos, a Real Fábrica de Panos, com porta aberta para a Avenida Marquês de Ávila e Bolama, na Covilhã, encimada pelo brasão da monarquia portuguesa e constituído fundamentalmente pelo espólio de uma das tinturarias mais avançadas na Europa do seu tempo.

Assim, no próximo dia 26 de Junho, data da fundação da Real Fábrica de Panos, a partir das 15 horas, serão proferidas duas conferências sobre a História da Indústria Portuguesa, uma pelo especialista da matéria, o Prof. Doutor José Amado Mendes, e outra, pela anterior diretora do Museu de Lanifícios, a Prof. Elisa Pinheiro, e será lançado o livro do Senhor António Garcia Borges que reúne uma coleção de fotografias das fábricas covilhanenses.

As comemorações continuarão em setembro e outubro do ano corrente, devendo ser proferida, em data a anunciar, uma conferência pelo especialista em Arqueologia Industrial, o Professor Doutor Jorge Custódio.

Para assinalar esta data, lançaremos a iniciativa das tardes de domingo gratuitas no Museu de Lanifícios, que, a partir do dia 29 de junho, proporcionará a abertura deste espaço cultural a toda a comunidade.

Neste ano ainda, entrará em funcionamento a Liga dos Amigos do Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior (LAMUBI) e participaremos em outras iniciativas que nos trazem à memória o pastoreio e a intensa fabricação de tecidos na Cidade da Lã e da Neve, da Serra e da Fábrica.

Covilhã, 29 de junho de 2014