PT | EN

 

Desenhos da Vida

Exposição e Oficinas de Desenho

Organização de Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior e Projecto Pontes

 

21 de fevereiro a 19 de abril 2020 | Real Fábrica Veiga (Galeria)

Inauguração: 21 de fevereiro (17h00)

 

 

Mapas – Desenhos da Vida é um projeto que compreende a investigação, a seleção e a recolha das memórias das pessoas seniores.

Procura promover sessões de Desenho com o objetivo de estimular nos participantes a ativação da memória de uma geração que nunca se exprimiu através desta forma de arte, tornando simultaneamente presente um património imaterial esquecido e que, através do desenho, se expõe na sua autenticidade.

O Projecto Pontes e o Museu de Lanifícios da UBI convidam os visitantes/participantes a descobrir os arquivos dos Desenhos da Vida, resultado das sessões de desenho realizadas nas freguesias de Caria (Belmonte), Vila Franca das Naves e Feital, que estarão patentes ao público na Galeria do Núcleo da Real Fábrica Veiga, a partir de 21 de fevereiro, pelas 17h00, até 19 de abril.

 

O Projecto “Mapas – Desenhos da Vida”

O projeto artístico do Projecto Pontes teve início em 2008, em Vila Franca das Naves, com a autoria e acompanhamento de Maria Lino e de Carlos Fernandes.

O projeto foi retomado em 2017 para organizar e documentar sessões de desenho contínuas que possam vir a constituir um levantamento etnográfico de populações de diferentes regiões.

Nos grupos de participantes, maioritariamente de idade avançada, as pessoas são chamadas a desenhar de memória lembranças de histórias, objetos e ambientes vividos.

Em 2020, o projeto "Mapas – Desenhos da Vida" será realizado no Museu de Lanifícios/Núcleo da Real Fábrica Veiga e as sessões de desenho, com a coordenação do Projecto Pontes, darão ênfase às memórias dos antigos trabalhadores da indústria de lanifícios.

Ver Cartaz e Folha de Sala

Projecto Pontes

Coordenação Geral - Carlos Fernandes | Direção Artística - João Castro Silva | Direção Executiva – Pedro Januário | Produção Executiva - Flávio Delgado | Comunicação / Imagem - Ana Rodrigues | Coordenação Científica / Comuna - Pedro Miguel Salvado | Coordenação Científica / Campus Jardim das Pedras - João Paulo Fidalgo | Cinema Juventude - António Lopes | Coordenação de Programação do Município do Fundão - Miguel Rainha

 

Filmes

Filme - 2017
"Desenhos da Vida, Caria", por Ana Rodrigues
https://youtu.be/dkFtkhUNnMs

Filme - 2009
"Desenhos da Vida, O Desenho como Documento Etnográfico", por Carlos Fernandes
https://youtu.be/8zm-fVlaHY4

 

Saber mais aqui

 


Datas
De 21 de fevereiro a 19 de abril de 2020 | De terça-feira a domingo, das 9h30-12h00 e das 14h30-18h00

Local
Museu de Lanificios da Universidade da Beira Interior
Núcleo da Real Fábrica Veiga (Galeria de Exposições)
Calçada do Biribau, s/n (ao Parque da Goldra), 6201-001 Covilhã
GPS: 40º 16' 37" N 7º 30' 29" W  

Acesso
Entrada livre