PT | EN

Dia Internacional dos Museus 2020

Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão

 

Reabertura do Museu de Lanifícios

O dia 18 de maio será um dia muito especial no Museu de Lanifícios pois associaremos a reabertura ao público à celebração do Dia Internacional dos Museus, dedicada este ano ao tema "Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão". Queremos, à imagem dos anos anteriores, celebrar em conjunto este dia, acreditando que os museus têm a missão de abordar temas sociais e conflitos contemporâneos, assumindo-se como lugares de reflexão e de transformação. 

A situação de pandemia que vivemos impõe-nos a experiência do uso da máscara. Nesta experiência, os tecidos e os não-tecidos afirmam-se como matérias que importam e podem fazer a diferença na luta contra o Covid-19. A máscara impõe-se como um produto têxtil de moda, simultaneamente barreira física e promotora de novas condutas e códigos sociais.

Neste cenário, ao reabrir, propomos uma experiência de visita às exposições "Da manufactura à Industrialização", com procedimentos claros de higiene e segurança, que incluem o uso obrigatório de máscara social. A visita será assim uma experiência sentida para melhor conhecer o material têxtil e uma provocação para, de cara parcialmente tapada, refletir sobre a Identidade e a Igualdade.

Indo ao encontro da comunidade em confinamento, a programação inclui ainda um seminário on-line, às 14h30, sobre "Moda e Tecnologia: História e Inovação", com a historiadora Maria da Luz Sampaio.

 

Novo horário e novas medidas a partir de 18 de maio

A partir de 18 de maio, o Museu passa a ter um horário de funcionamento alargado permitindo a fruição dos espaços museológicos de forma mais tranquila

Aberto de terça a domingo, incluindo feriados: 10h00 - 13h00 | 14h30 - 18h00

Encerra às segundas-feiras (exceto feriados) e nos dias 1 de janeiro 1 de maio e 25 de dezembro.

A reabertura gradual implicará as medidas a adoção de medidas claras de higiene e segurança, quer pelos visitantes quer pelos colaboradores do Museu, que garantam o cumprimento das recomendações das autoridades de saúde (DGS), da Direção-Geral do Património Cultural e do Plano de Contingência da UBI.

 

Seminário On-line 

Entre as 14h30 e as 16h00, decorre o Seminário on-line (via zoom) Moda e Tecnologia: História e Inovação, com Maria da Luz Sampaio (Doutorada em História e Filosofia da Ciência), que aborda a relação entre a história da tecnologia e o design do objeto. A sessão articula-se com o ciclo de seminários em design de moda e conta ainda com a apresentação dos projetos das designers Marita Moreno e Daniela Pais.

A participação é gratuita e com inscrição obrigatória para o e-mail muslan@ubi.pt.

Cartaz e Saber + aqui

 

Os Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão

Com o tema Os Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão para 2020, o Dia Internacional dos Museus tem por objetivo fomentar a diversidade e a inclusão nas instituições culturais. "Hoje em dia, muitas são as disparidades que podem ocorrer dentro dos museus e entre estes e os seus visitantes, relacionadas com os mais diversos fatores: origem étnica, género, orientação e identidade sexual, origem socioeconómica, nível de educação, capacidade física, ideias políticas e crenças religiosas. Tendo em conta o seu papel social, os museus podem incentivar de forma relevante a diversidade e a inclusão, desenvolvendo experiências significativas para pessoas de todas as origens" (DGPC, 2020).

A programação geral das atividades organizada pelos espaços museológicos da Rede Portuguesa de Museus está disponível no Website da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Cartaz de divulgação do Museu e da DGPC.

 

Mais informações

Tel.: + 351 275241411 / E-mail: muslan@ubi.pt
Redes: Facebook.com/museu.delanificios * Instagram: #museudelanificios