PT | EN

Exposição de Desenho e Pintura

Liberdade Absoluta

De Carlos dos Santos

De 2 de novembro de 2017(17h30) a 7 de janeiro de 2018| Real Fábrica Veiga

No próximo dia 2 de novembro, pelas 17h30, será inaugurada a exposição de desenho e pintura Liberdade Absoluta, que Carlos dos Santos, reconhecido e talentoso retratista, natural de Lisboa, irá apresentar na Galeria de Exposições da Real Fábrica Veiga do Museu de Lanifícios.

Sinopse

"Este projeto expositivo surge de uma reflexão profunda em que procuro alertar para a importância da liberdade educada na sua máxima expressão.
Esta seleção de vinte e sete obras foi elaborada de forma a presentar várias expressões dentro de diversas linguagens estéticas.
Os trabalhos são executados na sua maioria em pastel, material que colabora discretamente na sua elegância infinita e que coabita com a presença de alguns retratos, estabelecendo um diálogo livre e singular em cada obra."

Carlos dos Santos, Lisboa, 2017

Nota Biográfica

Carlos dos Santos nasceu em 1968, em Lisboa, cidade onde ainda hoje reside.
Desde muito cedo, as pessoas se aperceberam do seu talento natural para as artes, tendo inclusivamente produzido o seu primeiro auto-retrato aos dez anos de idade. Sempre muito persistente e determinado, Carlos dos Santos foi caminhando na vida com uma única certeza: “- A Arte é o meu destino!”
Dedicado, desde sempre, ao retrato a óleo ou a carvão, tem trabalhos disseminados por todo o mundo, quer de pessoas desconhecidas quer de pessoas ilustres, que, inclusivamente, pousaram para que Carlos dos Santos os desenhasse ao vivo.
O seu talento foi reconhecido pelos artistas Luís Pinto Coelho e Henrique Medina que, no âmbito do retrato, lhe transmitiram o conhecimento e a orientação artística em aulas particulares.
Durante quatro anos, trabalhou em parceria com um cirurgião plástico ao desenhar os retratos de pacientes para projeção dos resultados cirúrgicos.
Em 1992, em conjunto com outros artistas plásticos, desenha e pinta cartazes para o cinema e para o teatro.
Numa outra vertente artística, Carlos dos Santos tem-se dedicado ao restauro de pintura a óleo ao longo da sua carreira.
A partir de 2012, em paralelo com o retrato, passa a dar largas à sua criatividade e desenvolve muitos trabalhos a pastel, carvão, grafite e óleo, dentro de uma linha muito realista, contemporânea e solta, e até impressionista. Nestas obras, apresenta o seu talento inato que, aliado à sua sensibilidade artística, denota uma indiscutível técnica na pintura e no desenho.

Saiba + em: http://carlosdossantos.pt/pt/Obras/

Ver Cartaz e Convite


Datas
De 2 de novembro de 2017 a 7 de janeiro de 2018

Horário
De terça-feira a domingo, das 9h30-12h00 e das 14h30-18h00

Local
Museu de Lanifícios da UBI/Núcleo da Real Fábrica Veiga
Calçada do Biribau, s/n (ao Parque da Goldra), 6201-001 Covilhã--Portugal
GPS: 40º 16' 37" N 7º 30' 29" W  

Contactos
Tel. + 351 275 241 411
E-mail muslan@ubi.pt | Facebook.com/museu.delanificios

Acesso
Entrada livre e gratuita