PT | EN

 

Dia Internacional da Juventude

 

O dia 12 de agosto foi declarado como Dia Internacional da Juventude em 1999, após recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, que teve lugar em Portugal, em 1998. Desde então tem-se celebrado, mundialmente, este dia, assinalando o potencial transformador da juventude na sociedade e na sustentabilidade social, económica e ambiental.

O tema das comemorações de 2023, definido pelas Nações Unidas, «Competências verdes para a juventude: Rumo a um mundo sustentável», abre espaço para uma questão de todas as pessoas. O mundo, está, atualmente, a embarcar numa transição ecológica. A mudança para um mundo ambientalmente sustentável e amigo do clima é fundamental não só para responder à crise climática global, mas também para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Ao associar-se ao Instituto Português do Desporto e Juventude na celebração do papel relevante da Juventude na transição ecológica, o Museu de Lanifícios oferece aos jovens até aos 24 anos a entrada livre no Museu de Lanifícios, onde terão oportunidade de visitar neste dia:

- o Núcleo da Real Fábrica de Panos e o papel desta manufactura de Estado, quando o Marquês de Pombal foi secretário de Estado do Reino (1750-1777), durante o reinado de D.José I, no desenvolvimento dos lanifícios na Covilhã e na região (séc. XVIII-XIX);

- o Núcleo da Real Fábrica Veiga / Centro de Interpretação dos Lanifícios e da Rota da Lã-Translana ® (séc. XIX-XX) e a transição da manufactura para a maquinofactura nos lanifícios, com especial enfoque nas técnicas e tecnologias associadas a esta indústria têxtil;

- a Exposição Peninsulares | Exposição Coletiva de Arte Têxtil Contemporânea até 30 de setembro

As visitas livres decorrem entre as 10h-13h e as 14h30-18h.

Saiba + em #DiaInternacionalJuventude #InternationalYouthDay #DIJ2023 #IPDJ #UN4Youth #ONU #IYD2023 #YouthDay