PT | EN

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2021

Passados Complexos: Futuros Diversos

18 de Abril de 2021

 

No próximo dia 18 de abril comemora-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano com o tema Passados Complexos: Futuros Diversos,  proposto pelo ICOMOS - Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios que o definiu pela urgência numa reflexão sobre o passado para se projetar um futuro mais solidário e mais inclusivo.

A semelhança dos anos anteriores, o Museu de Lanifícios da UBI associa-se a esta celebração com entradas gratuitas, entre as 10h00 e as 13h00, e visitas orientadas por guias às 11h00 aos dois núcleos museológicos do Museu: Real Fábrica de Panos (séc.18-19) e Real Fábrica Veiga (séc.19-20).

Apesar de não ser necessária inscrição prévia para a visita guiada, aconselha-se a reserva para garantir a participação, que será por ordem de chegada, através do contacto para o telefone 275 241 411 ou para o e-mail muslan@ubi.pt.

Assinalaremos também este dia, com os testemunhos e "Olhares Diversos" de reconhecidos especialistas e cidadãos preocupados com a salvaguarda e valorização do património industrial da Covilhã, "Cidade-Fábrica", que publicaremos nas redes sociais do Facebook/museu.delanificios e no Instagram:@museudelanificios, entre os dias 18 e 25 de abril.

18 de abril - Comemoremos, na Covilhã, com a esperança possível, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios | Elisa Calado Pinheiro (Fundadora do Museu de Lanifícios da UBI). Ler texto integral aqui

19 de abril - Usos do passado: a Covilhã pós-industrial | Francisco Paiva (Diretor Executivo da candidatura da Covilhã "A Cidade Criativa da UNESCO em Design")

20 de abril - Património Industrial e Turismo | José M. Lopes Cordeiro (Presidente da APPI - Associação Portuguesa para o Património Industrial / TICCH Portugal)

21 de abril - Covilhã, uma cidade glocal | Leonor Medeiros (Presidente da APAI - Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial)

22 de abril - Património industrial e educação, um destino comum | Manuel Ferreira Rodrigues (Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro)

23 de abril - Documentação e levantamento do património edificado para guardar a memória | Michael Mathias (Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da Universidade da Beira Interior)

24 de abril - Tinte Velho | António Pinto Pires (Museólogo)

25 de Abril - Pedro Seixo Rodrigues (Fundador do Wool - Covilhã Arte Urbana)

Para saber mais sobre o tema proposto pelo ICOMOS e as iniciativas das entidades culturais associadas a este evento, aceda ao website da Direção-Geral do Património Cultural.