PT | EN

 

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2023

Conferência no Museu

18 de Abril de 2023 (16h30 | Auditório da Real Fábrica Veiga

 

Uma expedição científica oitocentista a marcar a mudança na Serra da Estrela

por Helena Gonçalves Pinto | Investigadora e docente da Universidade Autónoma de Lisboa

 

Sinopse

O desconhecimento e a intensidade imagética que envolviam o território da Estrela motivaram um conjunto de cientistas, historiadores e militares a determinar e desvendar esse longínquo território nacional, e o contexto social, politico e cultural motivou os exploradores.  O projeto que idealizaram, no âmbito da Sociedade de Geografia de Lisboa, veio a definir a cultura e as práticas científicas portuguesas, bem determinadas pelo conjunto de exploradores, sendo auxiliados por condutores de obras públicas e guiados pelos pastores e outros habitantes da Serra.

O ambiente que norteou toda a Expedição foi determinante para o resultado dos trabalhos, e o método estabelecido lançou as pontes de uma relação interdisciplinar e a definição de novas perspetivas da Serra a partir dos trabalhos realizados e dos contributos para a saúde humana, para a conservação da biodiversidade e o reconhecimento do património cultural da montanha mais alta de Portugal.

Helena Gonçalves Pinto, 2023

Biografia de Helena Gonçalves Pinto

Licenciada em História, pela Universidade Autónoma de Lisboa.
Doutora em Arquitetura (especialização em teoria e História) pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (2015).
Investigadora Integrada no História, Territórios Comunidades-CFE NOVA FCSH
Docente da Universidade Autónoma de Lisboa.
Áreas de investigação: História de Portugal nos séculos XIX e XX; História das Ciências da Saúde, Teoria e História da Arquitetura Hospitalar e Termal; Cultura Termal Europeia. 
Autora de estudos e de projetos nacionais e internacionais.
Distinguida com o Prémio Conferências atribuído pela APOM (Associação Portuguesa de Museologia), em 2020 e o Prémio José de Figueiredo 2010, com a obra "O Desenho das Termas: História da Arquitectura Termal Portuguesa", em co-autoria J.Mangorrinha.

Acesso
Entrada livre