PT | EN

Âmbito do Projeto

O Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior liderou o Projeto Comunitário TRANSLANA, aprovado em 23 de Abril de 2003 no âmbito do INTERREG III A – Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal – Espanha (SP4.P22).

Para além do Chefe de Fila, Universidade da Beira Interior/Museu de Lanifícios, constituiram entidades parceiras deste projeto a Câmara Municipal da Covilhã, a Região de Turismo da Serra da Estrela (Covilhã), o Instituto de Conservação da Natureza (Lisboa) e o Parque Natural da Serra da Estrela (Manteigas), por Portugal. Por Espanha, fizeram parte o Consorcio Museu Vostell (Malpartida de Cáceres) e a Asociación para el Desarrollo de la Comarca Tajo-Salor-Almonte-Tagus (Cáceres).

O Projeto TRANSLANA teve por finalidade aprofundar e articular a investigação transfronteiriça sobre as rotas peninsulares da lã e sobre as vias da transumância – ensaiando uma abordagem antropológica das mesmas –, para além de salvaguardar as evidências de campo arqueológico/industriais existentes e a musealização do património industrial nas áreas de intervenção: a Beira Interior (Portugal) e a Extremadura (Espanha). Pretendeu-se ainda rentabilizar os recursos humanos e patrimoniais existentes ao nível dos parceiros envolvidos em ambos os lados da fronteira no sentido de expor e clarificar a importância histórica dos lanifícios a nível peninsular, e contribuir para o desenvolvimento das regiões que integram este projecto.

Ver Mapa da Área de Estudo »

[Voltar]