PT | EN

 Tarde de Quinta no Museu

Lançamento na Covilhã dos livros

"O Mago das Palavras" e "Pedras de Ouro"

da escritora Rogélia Proença

21 de setembro de 2017 (16h00) | Real Fábrica Veiga (Auditório)

 

Com apresentação do Prof. Doutor António dos Santos Pereira e a presença de Rogélia Proença serão lançados dois livros desta escritora, natural da Covilhã.

Ambos os livros, "O Mago das Palavras", com contos, texto dramático e outros tecidos, e "Pedras de Ouro", um livro de poesia com entrevista da autora na revista ltierária da lusofonia Divulga Escritor, foram editados em 2017 pelas Edições Hórus e têm prólogo de António dos Santos Pereira.

No final da sessão, contar-se-á com um Momento de Dança por três alunas do Grupo de Dança contemporânea do Conservatório de Música da Covilhã.

Biografia da autora

Rogélia Maria dos Santos Proença nasceu na covilhã, na Calçada do Castelo, por entre pedras seculares e granitícas, a 1 de agosto de 1971, onde cresceu e fez os seus estudos. Licenciou-ne na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses, ramo de formação educacional, e frequentou , simultaneamente, as cadeiras de opção e curso livre, de Estudos Camonianos I e II, Italiano I e II e Linguística Francesa. Tirou a pós-graduação em Língua, Cultura Portuguesa e Didática, na Universidade da Beira Interior, com 18 valores, o curso de Mestrado pré-Bolonha, onde frequentou também o Doutoramento em Letras.

Fez o seu estágio pedagógico na Escola Secundária de Avelar Brotero, em Coimbra. Nesta cidade, de alma poética inconfundível e mundividência única, fez amigos para a vida, ampliou o seu saber e vivência académica, deu explicações , mas escreveu também grande parte dos poemas editados já editados na sua trilogia poética: "Um amor que vence Chronos"(2013), "O livro dos silêncios" (2013) e "Pó de estrelas" (2014). Já em 2015, editou "Papel de seda", "Árvore e asa", o seu quinto livro de poesia a solo, e, em 2016, "O avesso dos dias", um livro de poesia/prosa, intitulado "Folhas dispersas" (e Fotografia de sua filha Inês).

Ver Cartaz

 


Data
21 de setembro (quinta-feira) | 16h00

Local
Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior | Núcleo da Real Fábrica Veiga (Auditório)
Calçada do biribau, s/n, 6201-001 Covilhã -- Portugal
Tel.: 275 319 724 | Fax: 275 319 712 | E-mail: muslan@ubi.pt

Acesso
Entrada livre e gratuita