PT | EN

René Ferdinand Delimbeuf (1909-1994)

René Ferdinand Delimbeuf, "Dessinateur en Tissu", nasceu em Louvier, Arrondissement d'Evreux (Eure), França, em 23 de Janeiro de 1909 e faleceu, em Portugal, em 28 de Março de 1994, com 85 anos de  idade. Filho de Gabriel Auguste Delimbeuf e de Rachel Leontine Izambert, foi casado com Blanche Blache Delimbeuf. Veio para Portugal em 1936, mantendo sempre a nacionalidade francesa.

Após o ensino primário ingressou na École Manufacturière d'Elbeuf (França), onde obteve o diploma de "Técnico em Lanifícios" e, seguidamente, cursou a École Nationale Superieure des Arts et Industries Textiles de Roubaix (França), onde obteve o diploma de Estudos Superiores, tendo sido o segundo classificado do curso e obtido a medalha de prata.

Foi professor do Cours Professionnel Obligatoire du Syndicat Patronale du Textile d'Elbeuf et Louvier (França), e trabalhou, durante 10 anos, na Companhia Têxtil Charles Miquel e Cª, em Louviers.

Quando, já com 39 anos, em 1948, em Portugal, procurou um sócio que investisse na montagem de uma fábrica no Brasil, no currículo que elaborou refere possuir "10 anos de prática em França nos melhores artigos de cheviottes para homem (género inglês) e 12 anos de prática na mais importante fábrica de Portugal especializada em artigos de alta novidade para senhora, tais como crepes, tailleurs, casacos e jacquards, tanto em estambre como em cardados, conhecendo a fundo o ramo português (...)".

A sua passagem por Portugal ficou assinalada nas seguintes empresas:

  • Manoel Dinis Júnior, Ldª - Fábrica de Lanifícios de Sacavém;
  • Fábrica M. Carp, especializada em merinos;
  • Companhia de Lanifícios da Arrentela (1964-67), onde trabalhou em fios de tricot e tecidos;
  • Sociedade Industrial Perez Ferreira e Cª Ldª, situada na Rua Rodrigues Faria, 95, Alcântara, Lisboa, especializada em cachenés, de que foi sócio minoritário;
  • Fábrica de Lanifícios do Lordelo, SARL, situada na Rua de Serralves, 351, Porto, onde trabalhou em cobertores e tecidos;
  • Indústria de Tecidos Aveludados Lusitanos, Ldª, com sede na Venda Nova, Amadora e sucursal na Fábrica de Joanes, em Vila Nova de Famalicão.Depois de sair da Fábrica do Lordelo esteve uns tempos sem trabalhar. Funcionava a contratos de 5 anos.

« página anterior